No último dia 12, a Associação Kumamoto Kenjin do Brasil realizou o seu Takenoko Matsuri, o tradicional festival de gastronomia e de artesanato de bambu, que a cada ano atrai mais publico na sede social na rua Guimarães Passos,  141, na Vila Mariana. Neste ano, o festival contou com as presenças do deputado estadual Hélio Nishimoto e esposa Ednéia, que foram recepcionados pelo presidente Tetuji Taromaru e pelo presidente do Conselho Consultivo Satio Oyamada.

Trabalhos artesanais de bambu. Foto: Osmar Maeda

Neste ano, a exemplo da edição passada, com a divulgação do evento nas redes sociais, o Festival do Bambu atraiu a atenção de pessoas como Atsuki Ishara, que mora no bairro do Ipiranga e foi conferir as delícias preparadas com brotos de bambu. “Gostei muito e recomendo a todos”, disse ela que é fã da culinária japonesa e foi pela primeira vez ao evento como convidada de uma amiga associada.

No Festival o público pode degustar vários pratos feitos com brotos de bambu, como cozidos, vinagrete, salada, pastel entre outros.

Animadas rodadas de bingo. Foto: Osmar Maeda

No Japão, o “takenoko”, o broto de bambu é muito apreciado na sua culinária. No Brasil, o broto de bambu, que é colhido nessa época do ano, pode ser facilmente encontrado em feiras livres e empórios do bairro da Liberdade.

Paralelamente ao almoço, os organizadores realizaram uma exposição e venda de objetos de artesanato de bambu e de marchetaria confeccionados por um grupo de associados, que se reúnem semanalmente para a realização desses trabalhos.

Nishimoto e Oyamada com associados. Foto: Osmar Maeda

No local, o público teve a oportunidade de adquirir também brotos de bambu pré-cozidos e em conserva. Todo o estoque de brotos de bambu foi vendido rapidamente.

Como nas edições anteriores, destaque para a participação do grupo de jovens da Associação, que trabalharam todo o tempo no apoio ao evento.

Com o objetivo de promover o congraçamento entre os participantes, os organizadores realizaram após o almoço, um animado bingo, cuja renda é destinada para a manutenção da sede social da Associação.

Helio Nishimoto entre Satio Oyamada e Tetuji Taromaro. Foto: Osmar Maeda

Além do Takenoko Matsuri, a Associação Kumamoto Kenjin do Brasil participa e realiza diversos eventos sociais e culturais como: o Festival do Japão, Festival Gueinossai, Karaokê Taikai e o Furikaki Matsuri.

Mais informações sobre as atividades da Associação Kumamoto Kenjin do Brasil podem ser obtidas no endereço www.kumamoto.org.br ou telefone 5084-1338.

FONTE : JORNAL NIPPAK

 

 

Comments

comments

Compartilhar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA