A Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA, em inglês) vem registrando queda nos casos reconhecidos de invasão de propriedade e furtos. No entanto, os registros dos últimos anos continuam indicando que o inverno é a época preferida dos criminosos.
O ano de 2015 registrou uma média de 50 mil invasões, um número muito inferior ao recorde de 2002, quando 338.294 casos foram investigados pelos departamentos policiais do país.
No entanto, o número ainda é elevado e equivale a uma invasão a cada 10 minutos. Uma reportagem do portal informativo All About News mostrou que no inverno, especificamente em dezembro e janeiro, muitas pessoas voltam para as suas terras natais ou viajam, deixando a casa vazia por um longo período.
No caso dos brasileiros, há muitas pessoas que tiram férias ou aproveitam os recessos de fim de ano para viajar ou voltar ao Brasil. Os riscos são maiores quando a casa permanece vazia por um longo período, mas há diversas atitudes que ajudam a dificultar a ação de ladrões.
CASAS VAZIAS
Os ladrões utilizam diversos mecanismos para verificar se o morador irá viajar e deixar a casa vazia por um longo período.
Instale um interfone com gravador de vídeo: criminosos podem tocar a campainha diversas vezes e checar se ninguém atende.
Envie os seus pertences de viagem por takuhaibin (serviço expresso): é a medida mais segura para quem vai visitar pessoas em outras províncias. Os bandidos ficam atentos quando o residente sai de casa com uma mala grande.
Cuidado com o telefone residencial: o ideal é ter um serviço de transferência de chamadas residenciais para o celular. Evite dizer na secretária eletrônica até que dia estará ausente.
Cuidado com as janelas: instale filmes protetores e travas. Tente deixar a janela com um aspecto que pareça ter gente em casa, pois as cortinas fechadas durante a tarde indicam ausência.
Luzes acesas: é mais seguro instalar luzes que permitem o controle através de um sistema de timer. Se algumas luzes acenderem automaticamente durante a noite, os criminosos pensarão que tem gente em casa.
INVASÃO FÁCIL
Os criminosos costumam focar nas casas mais fáceis de invadir e podem desistir se perceberem que o morador tomou muitas medidas de segurança.
Tranque portas e janelas:  organize um tempo mais longo para se preparar antes de uma viagem. Tenha tempo para verificar se todas as janelas estão travadas e jamais deixe a porta destrancada, mesmo quando for sair por poucos minutos.
Janelas seguras: invista em equipamentos de segurança para as janelas, como as películas protetoras e as traves. Ao perceber que as janelas estão protegidas, é provável que o criminoso desista da sua casa.
Invasão difícil: verifique se há objetos no jardim que possam servir como degraus para que o bandido alcance o segundo andar da residência. Não deixe nenhum objeto do tipo na rua e se houver coisas que não podem ser retiradas, como a parte externa do ar-condicionado, procure instalar grades de proteção.
FONTE :ALTERNATIVA ON LINE

Comments

comments

Compartilhar

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA