1º SIMPÓSIO DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA OAB MARÍLIA VAI ATÉ DIA 7

O professor doutor Ubirajara Rancon de Azevedo Marques, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), fez a conferência de abertura do 1º Simpósio da Comissão de Direitos Humano da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Marília na manhã desta segunda-feira (3) na Casa da Advocacia e Cidadania, localizada na rua Gonçalves Dias número 440, no Centro. “Direitos Humanos em perigo: Exceções como regra em tempos de ódio” é o tema do evento.

O simpósio acontece entre 3 e 7 de dezembro e nos quatro primeiros dias a agenda envolve atividades nos períodos da manhã (entre 8h30 e 12h), tarde (14h até 17h) e noite (19h15 até 22h). No último dia apenas atividade noturna está previda. São conferências e mesas temáticas. Pra se inscrever é preciso enviar e-mail para cdhoabmarilia@gmail.comcom nome completo, RG e profissão. Na recepção, pede-se a doação de dois panetones para entidades assistenciais.

Segunda

O simpósio conta com o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Organizações Internacionais (GEO) e patrocínio da Unimed Marília. A palestra inaugural, com o professor Ubirajara tratou sobre “livres considerações sobre o momento político nacional”. Na parte da tarde, Luís Alexandre Fuccille, da Unesp de Franca, e delegada da Polícia Civil Viviane Boacnin Yoneda Sponchiado conversaram sobre “A liberdade como condição inalienável da cidadania: desafios do tempo presente”. Durante a noite, a doutora Yara Borges Caznok, da Unesp, realizou a conferência “Música e Liberdade na 9ª Sinfonia de Beethoven”.

Terça

Na terça-feira (4) a OAB Marília recebe na parte da manhã a mesa temática “Direitos Humanos e censura em tempos de ódio: estratégias da crítica a resistência por liberdade na arte e na educação” composta pela doutora Tânia Brabo e pela doutora Ana Paula Cordeiro, ambas da Unesp de Marília. De tarde, a doutora Maria Valéria Barbosa, da Unesp de Marília, e o doutor Juarez Xavier, tratam sobre “Racismo, Direitos Humanos e Injustiças: violências cotidianas e estratégias de resistência e luta”. Durante a noite a professora doutora Maria do Rosário Longo Mortatti, da Unesp de Marília, ministra a conferência “Direito à Educação e Justiça Social”.

Quarta

Na quarta-feira (5), a mesa temática “Temas e desafios emergentes em direitos humanos: migração, refúgio e deslocamentos forçados” abre as atividades do dia, com a doutora Gabriela Garcia Angélica e com a doutora Vanessa Capistrano Ferreira. Na parte da tarde os professores doutos Aluísio Almeida Schumacher e o professor José Geraldo Poker abordam “Estado de Direito em sociedades pós-tradicionais: democracia, direitos humanos e diversidade”. Na parte da noite, o professor doutor Luís Antônio Francisco de Souza, fala sobre “Direitos Humanos e Relações de Poder: Sociedade Punitiva e Discurso de Ódio. Todos são docentes da Unesp.

Quinta

Na quinta-feira (6) acontece durante a manhã a mesa temática “Direito Tributário na perspectiva dos Direitos Humanos: conquistas históricas para a cidadania e novas possibilidades para Justiça Social” envolve os doutores Gabriel Cunha Salum e Diego Almada. Durante a tarde, “Direitos Fundamentais, Sociedade de Consumo, Diversidade e Tolerância: Desafios e perspectiva é tema debatido pela doutora Mariana Ribeiro Santiago e doutor Rafael Salatini de Almeida. Na parte da noite, “Conflitos Agrários e Ambientais na atualidade, lutas sociais pela garantia e efetividade de Direitos Humanos”, é tema de conferência do professor doutor Rodrigo Constantino Martins.

Sexta

Na sexta-feira (7), manhã e tarde não terão programação. Já durante da noite acontece o encerramento do Simpósio com conferência do professor doutor Marcos Tadeu Del Roio sobre “O risco do fascismo no século XXI”.

   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *