59ª Festa do Ovo de Bastos amplia área e espera mais de 50 mil visitantes

Considerada uma das mais tradicionais festas da Alta Paulista, a Festa do Ovo de Bastos – que este ano chega a sua 59ª edição – acontece neste fim de semana (dias 13, 14 e 15), no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe. Uma realização da Prefeitura Municipal de Bastos e da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos (Acenba), o evento conta com uma programação voltada para avicultores e para o público em geral. Praticamente todo o mês de julho é dedicado à festa. Nos últimos dias 7 e 8 foi realizado o 41º Torneio de Golf da Festa do Ovo no Bastos Golf Clube e no dia 7 aconteceu o Baile de Gala da 59ª Festa do Ovo, no Kaikan de Bastos. No dia 11, o evento teve sequência com a realização do Concurso de Qualidade de Ovos.
Hoje (12), a partir das 14h, acontece a abertura do Pavilhão Central do Recinto de Exposições para avicultores e pessoas ligadas ao setor de postura comercial.

Conhecida nacionalmente como a “Capital do Ovo”, Bastos recebe visitantes de todo o país (Divulgação)
Conhecida nacionalmente como a “Capital do Ovo”, Bastos recebe visitantes de todo o país (Divulgação)

A partir desta sexta-feira (13), está programada uma série de palestras e a cerimônia de abertura oficial no Recinto de Exposições “Kisuke Watanabe” com várias atrações, incluindo a cerimônia do chá; exposição Agro-Avícola, Industrial e Implementos; exposição de Pintura e Feira do Verde. Durante os três dias, o público poderá conferir atividades como a segunda edição da Corrida Festa do Ovo e o 22º Concurso de Maior Comedor de Ovos.
Para quem gosta de shows, a Festa do Ovo traz uma programação diversificada, com destaques para a cultura japonesa – com apresentações de artistas, grupos de danças folclóricas e grupos de taiko – além de grandes nomes do cenário nacional, como os cantores Marcos e Belutti (13), Júlia e Rafaela (14) e Thiago Brava (15).

Apresentações artísticas também fazem parte da programação (Divulgação)
Apresentações artísticas também fazem parte da programação (Divulgação)

Capital do Ovo – Segundo o vice-prefeito de Bastos, Marcos Nomura, o município é conhecido nacionalmente como a “Capital do Ovo”, com a produção de mais de 200 ovos por segundo – de acordo com dados do Sindicato Rural dos Produtores –, sendo responsável por 20% do mercado nacional e 75% do Estado de São Paulo.
Nomura explica que, atualmente, Bastos conta com pouco mais de 80 avicultores. “No auge chegamos a ter mais de 200 produtores”, lembra, destacando que o número caiu “por conta da legislação e difiiculdades com relação às exigências do SIF – Serviço de Inspenção Federal. “Muitos começaram a arrendar as granjas, que foram paralisando suas atividades e com isso a produção se manteve e, felizmente, vem numa crescente”, disse o vice-prefeito ao Jornal Nippak, afirmando que para este ano o recinto de exposições foi ampliado com o objetivo de oferecer mais conforto e segurança para os expositores e visitantes.
Segundo Nomura, a expectativa é receber um púbico estimado de mais de 50 mil visitantes nos três dias. “No ano passado recebemos entre 65 a 70 mil”, conta o vice-prefeito, acrescentando que a Festa do Ovo de Bastos já extrapolou as fronteiras da Alta Paulista e, além de turistas de todo o Brasil – como Espírio Santo, Minas Gerais, Maranhão e Belo Horizonte –, recebe também visitantes de países vizinhos como Paraguai e Venezuela.

Ovo é “apresentado” nas mais diversas formas (Divulgação)
Ovo é “apresentado” nas mais diversas formas (Divulgação)

História – A Festa do Ovo nasceu em 1948, quando a comunidade japonesa local comemorava o 20º aniversário de Bastos. No início era chamada de Nyushokussai e concentrava-se no dia 18 de junho, dia oficial da fundação do município, sendo realizada a cada cinco anos. Com o passar do tempo a festa foi ficando muito conhecida na região e ainda nacionalmente, passando a ser realizada anualmente.
Este ano, faz parte das comemorações dos 90 anos de Bastos, fundado por Senjiro Hatanaka, e dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil.

59ª Festa do Ovo de Bastos
Quando: De 13 a 15 de julho
Local: Recinto de Exposições Kisuke Watanabe – Bastos (SP)
Informações pelo telefone: (14) 3478-1209

PROGRAMAÇÃO

12 QUINTA-FEIRA (5ª FEIRA)

14H: Abertura do Pavilhão Central
21H30: Encerramento das Exposições no Pavilhão Central

13 DE JULHO (6ªFEIRA)

7H: Início das inscrições e Café da Manhã do 44º Encontro de Avicultores do Estado de São Paulo e 41ª Jornada Técnica- Promoção Sindicato Rural de Bastos. Local: Centro Cultural “Profª Tsuya Ohno Kimura” – Anfiteatro “Gov. Mario Covas”
7H50: Cerimônia de Abertura
8H: Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Ovos, Cuidados, na Detecção de Contamintes e Prevalências – Professor Anderson Lima (Nutricionsita)
9H: Estratégias para Controle de Ácaros na Postura Comercial – Professor Dr. Obiratã Rodrigues (Médico Veterinário)
10H: Situação Atual e Perspectivas Futuras na Oferta de Grãos Associadas ao Momento Econômico do País – Professor Dr. Thomé Luiz Freire Guth (Engenheiro Agrônomo)
11H: Panorama Global de Ovos Especiais, Tendências e Perspectivas – Professor Dr. Antonio Paraguassu (Médico Veterinário)
12H10: Debates
12H30: Almoço de Confraternização
13H30: Encerramento do Encontro de Avicultores – Dr. Fábio de Salles Meirelles (Presidente do Sistema Faesp-Senar)
14H: Abertura Oficial da 59ª Festa do Ovo e Inauguração do Pavilhão Anexo de Exposições em Comemoração aos 90 Anos de Fundação do Munícipio de Bastos e dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil. Local: Recinto de Exposições “Kisuke Watanabe”
Cerimônia do Chá
Exposição Agro-Avícola, Industrial e Implementos.
Exposição de Pintura.
Feira do Verde
19H: Apresentação de Taikô (Shooryuu Daiko de Bastos). Local: Tenda Japonesa no Recinto de Exposições
19H20: Apresentação de Karaokê – Bastos Karaokê Aiko Kai, Bailados Japonês (Acenba Buyou Kai)
19H50: Espaço de Dança Thuanny Carpaneze
20H20: Show Musical Nobuhiro Hirata e Kaori Yokota, Grupo Dantai Fênix (Tambores Japoneses) e Grupo Dream Night J Pop e Q Pop
21H30: Encerramento das Exposições no Pavilhão Central
21H45: Grupo de Dança Holiness. Local: Tenda Japonesa no Recinto de Exposições
22H30: Marcos e Belutti. Local: Palco do Recinto de Exposições

14 DE JULHO (SÁBADO)

9H: 2º Corrida da Festa do Ovo (6km Corrida/3km Caminhada). Local da largada: Entrada Principal do Recinto de Exposições “Kisuke Watanabe”
10H: 2º Corrida Kids da Festa do Ovo
12H: Reabertura do Recinto de Exposições para visitação pública
15H: Entrega de Prêmios e Troféus aos Avicultores classificados no Concurso Qualidade de Ovos. Local: Recinto de Exposições “Kisuke Watanabe”
18H: Apresentação da Associação de Capoeira “A Paz Criança Brasil” (Mestre John Lennon).
19H: Apresentação de Taikô (Shooryuu Daiko de Bastos)
19H15: Bailados Japonês (crianças)
19H20: Bailados Japonês (Acenba Fujinkai – Profa. Missako Mitsuishi)
19H30: Show Satiko Ono e Takeshi Nishimura
20H20: Bailados Japonês (Acenba Fujinkai – Profa. Missako Mitsuishi)
20H30: Show do Grupo Wakadaiko da Acema – Maringá (PR)
21H: Sorteio do 31º Cestão Avícola
21H30: Encerramento das Exposições no Pavilhão Central
21H40: Matsuri Dance
23H: Júlia e Rafaela

15 DE JULHO (DOMINGO)

8H30: Copa Bastos de Judô. Local:Centro de Treinamento de Judô “Prof Uichiro Umakakeba”
10H: Apresentação de Karaokê e Bailados Japonês. Local: Tenda Japonesa no Recinto de Exposições
10H40: Studio de Dança Adriana Manzano
11H40: Show Satiko Ono e Takeshi Nishimura– São Paulo (SP)
12H20: Apresentação de Alunos da Escola Japonesa Acenba
12H30: Apresentação de Karaokê e Bailados Japonês
16H: Bon Odori
19H: 6º Concurso da Maior Comedora de Ovos de Codorna. Local: Tenda Japonesa no Recinto de Exposições
19H30: 22º Concurso Maior Comedor de Ovos
21H: Thiago Brava. Local: Palco do Recinto de Exposições

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

FONTE : JORNAL NIPPAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *