Construção de barragem de aterramento para base norte-americana têm início em Okinawa
O Ministério da Defesa do Japão iniciou a construção de mais uma barragem costeira no distrito de Henoko, na província de Okinawa, com o objetivo de aterrar a área para a transferência de uma base militar norte-americana.
As obras são parte de um plano para transferir a Base Aérea de Futenma do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, na cidade de Ginowan, para a área com menor população em Henoko, na cidade de Nago.
O ministério já havia construído uma barragem na área sul do local planejado para a transferência. O processo teve início com o aterramento do local, com depósito de solo e rochas, no mês passado. Nesta segunda-feira, trabalhadores iniciaram a construção da barragem na área leste. O ministério já notificou o governo da província de Okinawa.
O escritório regional do Ministério de Defesa em Okinawa pretende transplantar cerca de 40 mil colônias de recifes de corais da área leste para um local mais seguro, e solicitou a permissão da província de Okinawa no mês passado.
Entretanto, o governo provincial rejeitou o pedido, citando sua decisão em agosto de revogar a permissão de aterramento, já que se opõe a realocação da base dentro da própria província.
FONTE : NHK PORTUGUES