Distribuição de máscaras começa em Tóquio; População deve ficar atenta a golpes

A distribuição das duas máscaras de pano, prometidas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, começou em Tóquio nesta sexta-feira (17).

Entregadores estão colocando duas máscaras nas caixas do correio de cada morador, conforme informou uma reportagem da agência de notícias Jiji.

Entretanto, segundo a NHK, a Agência dos Assuntos dos Consumidores alertou que a distribuição do produto pode gerar práticas comerciais ilegais, como cobranças indevidas ou tentativas de obter dados pessoais dos cidadãos.

O governo de Abe decidiu dar duas máscaras para todas as famílias como método de prevenção a disseminação do novo coronavírus. As máscaras reutilizáveis são enviadas em embalagens transparentes, junto com um pequeno manual sobre lavagem.

O governo orçou o projeto em ¥46,6 bilhões e não há nenhum custo ao cidadão, nem do produto e nem relacionado ao envio. No entanto, golpistas podem se aproveitar do ato para tentar enganar as vítimas e fazer cobranças.

A Agência pediu para que qualquer abordagem suspeita relacionada às máscaras seja denunciada de imediato.

As máscaras serão enviadas primeiramente para as cidades e províncias mais afetadas pelo vírus. E uma ordem, ainda não divulgada, será seguida para a distribuição dos itens nas outras localidades.
No entanto, o Ministério da Saúde indicou que pretende finalizar a distribuição em todo o país durante o mês de maio.

FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *