NÃO É TOTALMENTE FAKE : Foto mostra mãos queimadas após o uso de álcool em gel! Será verdade?

Será que a imagem mostrando suas mãos com queimaduras graves são realmente de um acidente causado pelo uso de álcool em gel em contato com o fogo?

A foto começou a se espalhar através de grupos de WhatsApp no final de março de 2020. Nela podemos duas mãos e braços com ferimentos, no que parece ser um hospital, e o áudio que a acompanha é afirmado que as mãos seriam de uma mulher que passou álcool em gel nas mãos e teve graves queimaduras após chegar perto do fogão!

O áudio também afirma que a mulher teria dado entrada no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência – HMUE – onde teria sido tratada.

Será que essa imagem é real?

A mulher da foto foi vítima de queimaduras provocadas pelo manuseio do álcool em gel?

O fato ocorreu no Brasil?

Mulher teria se queimado após usar álcool em gel e chegar perto do fogão! Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, a foto é real! Ou seja, não houve manipulação digital na mesma, mas o caso nada tem a ver com queimaduras causadas por álcool em gel!

Por meio de uma nota, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, no Pará, disse não ter nenhum registro de pacientes que deram entrada com esse perfil e nem casos semelhantes:




Mas e a foto?

Se a foto é real e o caso não ocorreu no citado hospital, qual a origem desse caso?

Uma busca reversa da imagem nos leva a uma checagem feita pelo site India Today, no dia 24 de março de 2020. Na ocasião, publicações espalhadas afirmavam que os braços eram de uma mulher que havia se queimado após usar produtos de limpeza e encostar no fogo. 

Perceba que não havia nenhuma menção ao álcool em gel (o texto dizia que havia álcool na composição dos desinfetantes) e/ou ao coronavírus.

Os investigadores do India Today descobriram que a foto é, de fato, de uma vítima de queimadura. No entanto, a pele do antebraço foi retirada para ser usada como enxertos de pele. Nesse procedimento, a pele é retirada de uma parte são do corpo para ser usada em outro local, no mesmo paciente.

O site de checagens em francês Stop Blabla Cam também ouviu médicos especialistas que confirmaram que as marcas nos braços mostradas na fotografia são resultado de procedimentos de retirada de pele para enxertia.

Álcool em gel causa queimaduras?

agência de notícias AFP conversou com especialistas e chegou à conclusão de que o álcool em gel é inflamável, mas que o produto é seguro por ser bastante volátil (além de conter água em sua composição).

Todas as embalagens de álcool em gel vem com o aviso de que o produto é inflamável e que ele deve ser mantido longe de fontes de calor, como podemos ver nesse guia.

O álcool em gel é um produto inflamável, mas o risco de queimaduras é baixo. A OMS recomenda o uso do álcool em gel como uma alternativa à água e sabão na desinfecção em tempos de coronavírus. A água e sabão deve ser a primeira opção para o uso doméstico.      

Conclusão

A foto que mostra dois braços feridos não tem a ver com queimaduras causadas por álcool em gel e não é de nenhum acidente ocorrido no Brasil. O risco de queimaduras causadas por álcool em gel é considerado baixo e a OMS recomenda seu uso para desinfecção como uma alternativa para a água e sabão!    

FONTE : E -FARSA (R7)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *