7 Eleven vai deixar funcionamento 24 horas a critério de franqueados

O rede de lojas de conveniência 7 Eleven Japan anunciou nesta quarta-feira (26) que pretende deixar o funcionamento 24 horas a critério dos franqueados, depois de sofrer pressão para reavaliar o atual modelo em meio à falta de mão de obra, informou a emissora NHK.

Atualmente, a rede está realizando um teste com 40 lojas que funcionam das 7h às 23h e outras 200 unidades devem aderir ao grupo para experimentar se o fechamento à noite compensa ou não.

Depois do teste, que deve durar cerca de seis meses, cada franqueado de toda a rede poderá decidir se fecha à noite ou se mantém a loja funcionando 24 horas.

Em março deste ano, proprietários de franquias, que são obrigados a manter as lojas abertas mesmo quando algum familiar morre, lançaram uma campanha para convencer a rede 7-Eleven a permitir que as unidades fechem por alguma horas.

As lojas de conveniência começaram a se expandir na década de 1970, pois sua acessibilidade 24 horas provou ser uma combinação perfeita com a população densa do país e a cultura de trabalho até altas horas da noite.

As lojas bem iluminadas, chamadas de “combini”, formam uma parte essencial da vida japonesa moderna, oferecendo de tudo, desde gravatas até comida embalada para os trabalhadores da cidade.

Os japoneses nas áreas rurais contam com as lojas para serviços de encomendas e caixas eletrônicos, ou até mesmo como ponto de abastecimento durante desastres naturais.

O sistema de franquias promoveu uma expansão nacional que levou o número total de lojas a cerca de 58 mil no ano passado, a maioria operada pelas três gigantes do setor: a 7 Eleven, originária dos EUA, mas agora de propriedade japonesa; FamilyMart, braço da loja de conveniência da UNY Holdings; e Lawson, uma subsidiária da trading house Mitsubishi Corp.

Um sindicato que representa os donos das lojas de conveniência disse estar cada vez mais difícil contratar funcionários suficientes. Muitos proprietários disseram que trabalharam longas horas para manter as lojas abertas 24 horas – uma exigência na maioria dos contratos de franquia.

FONTE : ALTERNATIVA ON LINE

One thought on “7 Eleven vai deixar funcionamento 24 horas a critério de franqueados

  • 02/07/2019 em 17:57
    Permalink

    Pesquisando sobre o asunto encontrei esse post, achei bem interessante, vou acompanhar o blog de agora em diante.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *