EUA vão posicionar aviões Osprey em base aérea nos subúrbios de Tóquio
A Força Aérea dos Estados Unidos vai posicionar cinco aviões de transporte Osprey na base aérea de Yokota, localizada nos subúrbios de Tóquio, em outubro. Trata-se da primeira vez que as aeronaves serão posicionadas na ilha principal do Japão.
Na quarta-feira, o governo japonês afirmou ter sido informado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos a respeito do planejado posicionamento de cinco Osprey CV-22, pertencentes à Força Aérea, em Yokota, no dia 1º de outubro.
Em abril deste ano, as Forças Armadas dos Estados Unidos haviam anunciado o adiantamento do plano de posicionamento em mais de um ano para o atual verão japonês. Desde então, os Osprey têm sido vistos parados na base.
As Forças Armadas dos Estados Unidos planejam acrescentar mais cinco Osprey, por etapas, visando completar o posicionamento de dez aviões até por volta de 2024.
Os Osprey serão empregados para o transporte de membros de forças especiais. Eles são equipados com aparelhos de visão noturna para permitir que as tropas enxerguem claramente o terreno no escuro.
O Ministério da Defesa do Japão, por sua vez, se recusou a dar detalhes sobre o posicionamento porque o mesmo envolve informações confidenciais. No entanto, acolheu de bom grado o posicionamento, lembrando que as aeronaves vão permitir o rápido envio de membros de forças especiais dos Estados Unidos em casos de emergência, além de ajudar a aumentar a capacidade de dissuasão.
A pasta acrescentou que vai fornecer de maneira completa informações necessárias aos moradores locais, com o objetivo de diminuir as preocupações quanto à segurança dos Osprey.
FONTE : NHK PORTUGUÊS