Evandro Galete pede a implantação Projeto Samuzinho

O projeto Samuzinho existente há mais de 10 anos, foi idealizado pelo SAMU 192 e tem como objetivo  fornecer noções de primeiros socorros para leigos, ou seja, o que fazer em uma situação de emergência até que os socorristas cheguem ao local. O Samuzinho apresenta para a população o tipo de trabalho realizado pelo SAMU 192 e ensina também os procedimentos a serem realizados em situações de emergência. Visando igualmente a conscientização da população sobre a importância do serviço de saúde, e também tem o intuito de conscientizar as crianças de 8 a 13 anos, em relação aos problemas causados por ligações indevidas (trotes) para número de emergência 192 e o mais importante de tudo, ensina a resgatar a cidadania de ajudar o próximo.
Partindo do princípio de conscientização da população e identificação de uma necessidade de instrução da comunidade em geral, O SAMU 192 desenvolveu algumas vertentes desse projeto com o objetivo de fornecer informações sobre como proceder em casos de emergências. Para cidadãos sem nenhum conhecimento na área, há os cursos de noções em primeiros socorros para leigos – SAMU & Você; para estudantes do ensino fundamental, médio e universitário – SAMU nas escolas e para os estudantes que desejam conhecer o funcionamento do serviço de perto – Escolas no SAMU.

O objetivo é resgatar a cidadania e destacar a importância de como proceder em casos de traumas e quadros clínicos até que o Samu 192 chegue ao local ou até que se obtenha as devidas orientações dos médicos que se encontram na Central de Regulação de Urgências, através do número 192″.
Ela lembra ainda que a metodologia das palestras é ativa, ou seja, onde manequins são utilizados para simulações de situações reais e os próprios alunos realizam as manobras seguindo orientação prévia dos instrutores do projeto.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *