Gabinete do Japão aprova projeto de lei para oferecer vacinação gratuita para o coronavírus

O Gabinete japonês endossou um projeto de lei para tornar o acesso a vacinas para o coronavírus gratuito e para oferecer cobertura médica de graça para quaisquer problemas de saúde que possam vir a ser causados pela vacina.

O governo do Japão fez um acordo com empresas farmacêuticas dos EUA e do Reino Unido para receber suprimentos de vacinas que elas venham a desenvolver. O plano do governo é iniciar as inoculações na primeira metade de 2021.

Nesta terça-feira, o Gabinete aprovou o projeto de lei que revisa a legislação sobre vacinação preventiva. A versão revisada da lei pede que as pessoas façam um esforço para receber a vacina. Os municípios irão oferecer as doses, com os custos sendo completamente cobertos pelo governo central do Japão.

Caso venha-se a descobrir que as vacinas causam problemas de saúde, o governo central se responsabilizará pelos custos dos tratamentos. Caso uma empresa farmacêutica tenha que pagar indenizações às pessoas que tenham sua saúde afetada pela vacina, o governo se compromete a reembolsar tal empresa.

O governo também endossou um projeto de lei que revisa a legislação sobre quarentena, estendendo as medidas de isolamento para pessoas que testarem positivo assim que chegarem no Japão vindas do exterior para que continuem a vigorar após fevereiro do ano que vem. O objetivo é ter os projetos de lei aprovados durante a atual sessão do parlamento.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *