Governador de Okinawa diz que quer revogar autorização de obras de aterramento

O governador de Okinawa diz que irá iniciar procedimentos para revogar a autorização das obras de aterramento para construir uma base militar americana na província localizada no sudoeste do Japão.

Takeshi Onaga anunciou a intenção em uma entrevista coletiva na sexta-feira.

As obras de aterramento vêm sendo efetuadas para a transferência da Base Aérea de Futenma dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos para um distrito litorâneo menos povoado de Henoko, na cidade de Nago.

O escritório local do Ministério da Defesa do Japão planeja iniciar a colocação da terra e areia na parte cercada pelas barreiras marítimas em meados de agosto.

Onaga afirmou que o escritório não cumpriu suas obrigações, uma vez que não apresentou um plano de proteção ambiental à província.

Ele disse também que o trabalho não atende aos interesses públicos, já que foi descoberto, após a autorização, que o local pode não ser capaz de sustentar adequadamente as barreiras marítimas.

O governador declarou que a província irá realizar uma audiência para ouvir as objeções do governo central para revogar a autorização, que foi emitida pelo seu antecessor. A audiência faz parte dos procedimentos de revogação.

FONTE ; NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *