Japão pede ajuda de empresas para aumentar produção de suprimentos médicos

O governo japonês vai pedir que empresas ajudem a lidar com a escassez de máscaras e outros suprimentos médicos feitos para proteger profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.

O premiê Abe Shinzo vai fazer o pedido durante uma teleconferência, nesta quarta-feira, com fabricantes de produtos médicos e empresas que estejam interessadas em começar a produzir os suprimentos que se encontram em falta. Abe deve pedir um reforço na produção de máscaras cirúrgicas, desinfetantes, respiradores e outros.

Na terça-feira, Abe realizou uma videoconferência com os líderes da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), e reconheceu que o Japão depende fortemente da parceria com esses países para obter suprimentos médicos.

Junto dos líderes da China e da Coreia do Sul, os participantes da conferência concordaram em trabalhar de maneira unida para manter a distribuição dos produtos.

O Japão enfrenta atualmente uma grave escassez de máscaras cirúrgicas de alta performance.

Na terça-feira completou-se uma semana desde que o governo central declarou estado de emergência em sete províncias.

No entanto, o governo afirma que os atuais esforços de limitar as saídas da população não são suficientes. Na terça-feira, o ministro da Revitalização Econômica, Nishimura Yasutoshi, reforçou o pedido aos líderes das três principais organizações empresariais do Japão para que cooperem em cortar drasticamente o número de funcionários nos escritórios em 70% ou mais. Nishimura também é o responsável pelas medidas de combate ao coronavírus.

O governo continua a pedir que a população fique em casa e reduza o contato com outras pessoas em 70 a 80% durante o período de um mês em que o estado de emergência estiver em vigor, com a esperança de que a declaração emergencial seja suspensa após o período estimado.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *