Keniti Mizuno é o novo presidente da Liga da Alta Paulista

Em Assembleia Geral Ordinária relizada no último dia 26, na Associação Cultural e Esportiva de Bastos (Acenba), tomou posse a nova Diretoria da Liga das Associações Culturais Nipo-Brasileiras da Alta Paulista. Para a presidência foi eleito o médico ortopedista Keniti Mizuno, do Nikkey Clube de Marília. Ele assume no lugar de Roberto Kawasaki, de Tupã, que ficará como presidente de honra ao lado de Yoshimi Shintaku.

Presenças do cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi; do vice-cônsul Kenji Iwashima; do secretário geral do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Celso Mizumoto; do vereador de Bastos e presidente da Associação Fraternal Chuoko de Bastos, Yutaka Kimura, e do presidente da Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Adamantina (Acrea), Shoiti Shimoda.

Na ocasião foi aprovada também as contas de 2019 e definido o planejamento para 2020. Em sua fala, o cônsul Yasushi Noguchi disse que pretende marcar presença nos eventos realizados pela Liga e lembrou que em 2018, por ocasião das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, Sua Alteza Imperial, princesa Mako, visitou algumas cidades do interior paulista, como Promissão e Marilia, fortalecendo as atividades em muitos kaikans.

Ele lembrou ainda que este ano o Japão será sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 e espera que muitos brasileiros visitem o país nesse período.

Em seu discurso de posse, Keniti Mizuno agradeceu a presença do cônsul – “que frequentemente tem vindo na nossa região, vendo a nossa realidade e mantendo o governo japonês informado” – e parabenizou a diretoria anterior.

Ele lembrou que este ano deixa a presidência do Nikkey de Marília “por exigência da lei”– quando se usa recursos federais não é permitido acumular dois mandatos.

Mizuno destacou que, analisando o regulamento da Liga, concluiu que sua tarefa não será fácil e enumerou os motivos: 1) Não domina a língua japonesa e sua cultura; 2) A Liga possui poucos recursos financeiros; 3)Dificuldade em trabalhar distante da Secretaria Geral, que fica em Bastos; 4) Delegar funções à distância aos diretores e voluntários; 5) Pouco tempo para representar a entidade em eventos.

Ressaltou, no entanto, que pretende trabalhar para manter o grupo unido, ativo e motivado e promover o bom relacionamento entre as Diretorias do ensino da língua japonesa, karaokê, beisebol, gueitebol e judô, entre outros, além de apoiar e alavancar as entidades menores que estão com dificuldades de um modo geral.

Mizuno destacou ainda que pretende encontrar meios que elevem a arrecadação de fundos e assim dar sustentabilidade à Liga. Também é sua meta priorizar o diálogo, dando oportunidades para que todos possam expor suas ideias.

Sucesso – Segundo ele, “o sucesso está relacionado com a gratidão e gratidão relaciona com a espiritualidade e a espiritualidade relaciona com nossos antepassados”.

“Em resumo, nunca deixe de agradecer e respeitar nossos antepassados”, finalizou.   No final, os participantes saborearam um delicioso almoço preparado pelas voluntárias da Liga coordenadas por Nina Shibata, representante do Fujinkai, e que contou com a preciosa ajuda  de Kyoko Takeuchi e Teruko Morikawa e com participação especial do professor Cláudio Yoshida, que se encarregou de preparar o famoso omelete de Bastos.

Diretoria da Liga da Alta Paulista
para o biênio 2020-2021

Presidentes de honra:

Roberto Kawasaki (Tupã) / Yoshimi Shintaku (Marília)

Presidente: Keniti Mizuno (Marília)

1º Vice-Presidente: Newton Yoshihiro Tanahara (Tupã);

2º Vice-Presidente: Katsuhide Maki (Bastos);

3º Vice-Presidente: Hideki Okamoto (Dracena);

4º Vice-Presidente: Noriko Saito (Adamantina)

Secretário

1º Secretário: Roberto Tukasan (Marília);

2º Secretário: Emico Yassuda (Marília);

3º Secretário: Djalma Migliorini (Parapuã)

Tesoureiro

1º Tesoureiro: João Gohara (Marília);

2º Tesoureiro: Elio Ajeka (Marília)

Diretoria Educacional

1ª Diretora: Katsuya Fujita (Bastos);

2ª Diretora: Rosa Shimura Kawaushi (Bastos);

3ª Diretora: Vanda Mitika Taniguchi (Tupã)

Diretoria Cultural

1ª Diretora: Eri Iwamoto (Pompeia),

2ª Diretora: Issao Kimura (Tupã)

Conselho Fiscal:

Titulares: Takaharu Ebisawa (Bastos), Kenji Nomi (Tupã) e Wilma Okazaki (Garça).Suplentes: Silvio Harada (Marilia), Edson Hiroshi Kimura (Marília)

FONTE : JORNAL NIPPAK

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *