Marcos Rezende luta pela criação do comitê intersetorial do uso medicinal da cannabis

Durante a live ‘O uso medicinal da cannabis’, realizada na última quinta-feira, dia 4 de junho, o presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD) comunicou a apresentação de requerimento de sua autoria para a criação do Comitê Intersetorial da Política Municipal para o Uso Medicinal da Cannabis. A live contou com a participação da doutora Carol Marroni, farmacêutica toxicologista e docente da Universidade de Marília (Unimar). “O comitê atuaria como um órgão colegiado de composição paritária entre Governo e Sociedade Civil, de caráter deliberativo, fiscalizador, permanente, composto paritariamente por representantes da Administração Municipal e da Sociedade Civil, com atribuições que lhe serão conferidas por meio de Decreto Municipal”, disse.

A finalidade é a construção da política municipal voltada à democratização do acesso à população ao uso medicinal de extrato de cannabis em Marília. “Precisamos compor a política pública para regulamentar o uso medicinal da cannabis, justamente porque a dor não espera e o óleo extraído da maconha tem efeito terapêutico com comprovação científica”, observou a professora doutora Carol Marroni, que estuda utilização do óleo e é a farmacêutica da Associação Canábica Maleli, entidade fundada em Marília que reúne pacientes que fazem o uso terapêutico do óleo cannabis.

“Além do preconceito cultural em torno do uso da maconha na Medicina, há também a judicialização, pois quem precisa do produto deve se submeter a uma batalha jurídica para conseguir autorização para importar medicamentos ou até mesmo plantar e produzir em casa seu medicamento. O comitê não irá defender legalização de drogas ou o uso recreativo da cannabis, trata-se sim da defesa do uso medicamentoso da maconha”, explicou Marcos Rezende. Doenças neurodegenerativas, doenças autoimunes, autismo, fibromialgia e até câncer são algumas das doenças que, comprovadamente, podem ser tratadas com o uso da cannabis.

A live ‘O uso medicinal da cannabis’, transmitida pelo perfil oficial do vereador Marcos Rezende no Instagram durou mais de uma hora e trouxe vários aspectos esclarecedores do assunto. O conteúdo está disponível para o público através do perfil oficial do vereador no Facebook (fanpage).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *