Na Acenbo, cônsul Yasushi Noguchi exalta relação de amizade entre Brasil e Japão
No domingo, 10, encerrada a nona edição do Japan Matsuri – Festival da Cultura Japonesa de Ossaco – o presidente da Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco), Sussumu Araki, enfim, respirou aliviado. Afinal, a edição deste ano aconteceu cercada por um clima de ansiedade. Não bastasse o cenário de crise que assola o país há algum tempo e que se agravou nos últimos meses, a greve dos caminhoneiros que durou dez dias trouxe ainda mais prejuízos e incertezas ao país.
“Estávamos preocupados, sem dúvida nenhuma, mas felizmente tudo transcorreu dentro do programado”, explicou Sussumu Araki à reportagem do Jornal Nippak nesta segunda-feira, 11. Segundo ele, se a presença de público ficou “pouca coisa abaixo do esperado por causa da situação do país”, por outro lado tivemos novidades que vieram para ficar, como a realização do primeiro Concurso Cosplay”. “Apesar do pouco tempo para organizar, foi um sucesso. Só recebemos elogios”, disse Araki, acrescentando que outro destaque foi o odori apresentado no encerramento de cada dia. “A participação do público foi espetacular, sem contar outras atrações como os cantores Joe Hirata, Karen Ito, Angelaisa e o Takeshi Nishimura entre outros que encantaram a plateia”, observou o presidente, que no sábado, durante a cerimônia de abertura – acompanhada pelo Jornal Nippak – , lembrou que a nona edição do Japan Matsuri “foi preparada com muito empenho pela Comissão Organizadora e pelos mais de 600 voluntários para oferecer aos visitantes o melhor da cultura japonesa nos mais diversos setores”.

Sussumu Araki lembrou ainda que a edição deste ano foi dedicada à comemoração dos 110 Anos da Imnigração Japonesa no Brasil. E rendeu homenagens “aos valiosos imigrantes que deixaram sua terra natal e dedicaram suas vidas ao trabalho para o progesso do Brasil”.
Diretor do Bradesco, Olavo Kimura também destacou os 110 anos da imigração japonesa e agradeceu “todos os imigrantes e seus descendentes pela contribuição para com esta nação”.
Após participar de outra cerimônia de abertura, a da 14ª edição do Festival do Japão realizado pelo Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas horas antes, o cônsul geral do Japão em São Paulo Yasushi Noguchi chegou a tempo para dizer que estava impressionado “com a enorme presença nikkei aqui em Osasco e também em ver tanta gente participando desta festa”.
“Isso demonstra que os japoneses estão muito bem adaptados e enraizados em Osasco”, disse Noguchi, explicando que este ano comemora-se o 110º anivesário da imigração japonesa. “Desde que cheguei em São Paulo, em outubro do ano passado, tenho visitado muitas cidades, inclusive Osasco, e estou notando muita presença de nikkei aqui no Brasil, principalmente no Estado de São Paulo, nos mais diversos campos como na agricultura, educação, esportes, medicina, nas artes e em muitos outros campos. Estou muito orgulhoso desta contribuição dos descendentes de japoneses para enriquecer e melhorar a socidedade brasileira”, explicou Noguchi, que também agradeceu a sociedade brasileira pela “calorosa acolhida” aos imigrantes japoneses.
Imperador – Pela primeira vez, o cônsul falou publicamente sobre a abdicação do imperador Akihito no dia 30 de abril de 2019. Ele abordou o assunto ao se referir à cooperação entre os dois países. “No Japão, no ano que vem, vai acontecer muitas mudanças. O imperador do Japão vai abdicar no dia 30 de abril e o novo imperador [Naruhito] vai assumr no dia 1º de maio de 2019, quando também teremos a Copa Mundial de Rugby no Japão. Em 2020, teremos a Olimpíada e Paralimpíada de Tóquio na sequência dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro. Vamos ter muitos acontecimentos nos próximos anos e espero que esta amizade entre Brasil e Japão continue por muito tempo”, disse Noguchi.
Se depender de Osasco, os laços entre os dois países serão fortalecidos ainda mais com a vinda, dentro de dois meses, de uma grande comitiva da cidade japonesa de Tsu, que mantém acordo de irmandade com Osasco.

“Para que a gente torne este evento ainda mais importante e para incrementar ainda mais esta relação entre Osasco e Tsu nós vamos fazer uma revitalização completa na Praça Tsu, que terá um novo projeto paisagístico, com a revitalização da fonte e com carpas e jardim oriental”, prometeu o prefeito Rogério Lins, lembrando que “ali sempre foi um ponto turístico da nossa cidade, onde as noivas iam tirar fotos”.
“Será a nossa homenagem aos 110 Anos da Imigração Japonesa”, disse Lins aoJornal Nippak. O prefeito destacou ainda a importância do Japan Matsuri afirmando que a festa faz parte do calendário do município e “enaltece e divulga a cultura japonesa”. “É um evento que a cada ano que passa se torna melhor e com mais público. Cabe a nós da Prefeitura, pelo respeito que a gente tem pela cultura japonesa, apoiar e ajudar em tudo que for necessário para que a Acenbo continue fazendo este trabalho maravilhoso pela cultura japonesa, pelo esporte e pelo nosso município”, destacou o prefeito.

Orgulho – Entrevistado pela reportagem do Nippak, Sergio Yamato, um importante, colaborador da Acendo e de Osasco, disse que “no início, ninguém botava muita fé”. “Hoje estamos na nona edição, firmes e fortes e crescendo a cada ano. A diretoria da Acenbo merece os parabéns. É a maior festa da nossa cidade e motivo de orgulho para todos os moradores”.

Também presente na cerimônia de abertura, o vereador Aurélio Nomura explicou que “faltava uma festa grandiosa como essa para a cidade de Osasco”. “ Acredito que essa nona edição vem consolidar definitivamente o Japan Matsuri de Osasco como um dos principais, se não o principal evento de Osasco”, observou Nomura, que parabenizou os organizadores e o prefeito Rogério Lins.
FONTE : JORNAL NIPPAK