Palestra do médico Ruy Okaji emociona participantes da 27ª Clínica internacional

Fazendo parte da 27ª Clínica Internacional de Tênis de Mesa Nelson Machado & Abílio Cruz, no Colégio Criativo, palestra do superintendente da Unimed Marília, o médico Ruy Okaji emocionou os participantes atletas, treinadores e pais presentes.

Cerca de 70 pessoas acompanharam a palestra, que teve como tema: “Os Piranhas Vermelhas”.

O médico relatou a história de um ex-atleta e treinador de basquete de Ourinhos que foi estudar no Colégio Rio Branco, na capital paulista e depois foi fazer sua faculdade nos Estados Unidos, e voltando a São Paulo, onde decepcionou-se com a pouca ajuda e foi morar no interior.

Ruy Okaji enfatizou que o esporte não é apenas uma atividade física, mas que também atinge as áreas de recreação, melhora o estado de saúde dos praticantes, a educação e a cultura, podendo ser destinado à formação de atleta profissional e servindo como um meio de transformação sociocultural dos praticantes.

Na área da saúde Ruy Okaji mostrou que o esporte serve como condicionamento físico, prevenção de doenças e também contribui com a estética corporal. “O esporte contribui para a saúde mental, promovendo bem estar e melhorando a autoestima dos praticantes”. 

O médico procurou por um grupo de meninos que jogava voleibol e descobriu que Paulão havia sido um ótimo jogador e treinador de basquete em São Paulo e nos EUA.

O ex-atleta e ex-treinador não queria mais trabalhar com o basquete, mas apenas dar suas aulas de educação física. Porém, os meninos propuseram um desafio: fazer um jogo amistoso entre Panorama e Junqueirópolis. “Paulão tomaria sua decisão se treinaria este grupo de meninos após esta partida. Placar final, os meninos perderam de 50 x 1”.

Apesar de os meninos terem perdido o jogo por um placar imenso, Paulão, aceitou o desafio, pois disse: o time demonstrou muita garra, o time não foi individualista, não discutia e tinha muita força de vontade.

Mas Paulão impôs algumas regras: “Respeito aos pais e professores, comprometimento, pontualidade, boas notas escolares, proibição de ingestão de bebida alcoólica e de uso de cigarro, às 22h todos deveriam estar em suas casas e todos os erros de português seriam corrigidos durante os treinos”.

Nos treinamentos e jogos amistosos, os meninos jogavam contra equipe mais velhas. Na realidade, Paulão preparou estes garotos para uma competição de verdade: O Campeonato Estadual Escolar em Batatais, em 1991. O objetivo foi alcançado, o time sagrou-se bicampeão estadual e o médico Ruy Okaji fez parte deste time.

A emoção tomou conta de todos na palestra, pois Ruy contou sua própria história, destacando que o esporte contribuiu para sua formação. “O esporte muda a vida de muitas pessoas”, concluiu o médico.

A 27ª Clinica Internacional de Tênis de Mesa Nelson Machado & Abílio Cruz está acontecendo no Colégio Criativo de 14 a 19 de janeiro e conta com apoio do Colégio Criativo, Unimed-Marília, Yara Clube, Associação Paulista de Medicina de Marília, Lierre Farma e FAIP.

FONTE : JORNAL DA MANHÃ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *