Prefeitura confirma 3º Casamento Comunitário

Noivos e noivas do município concretizarão o sonho do matrimônio. A Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Fundo Social de Solidariedade, confirmou a realização da 3ª edição do Casamento Comunitário. Os casais interessados devem se manter atentos à data de inscrição que será anunciada em breve.

            Segundo a secretária responsável pela Pasta, Patrícia Fernandes, ainda será montado o cronograma de ações para a realização do evento. “O casamento está marcado para o dia 30 de maio. Mas, para que o evento seja emocionante, montaremos um roteiro de ações, inscrições, entrevistas e cartório”, disse.

            A secretária informou quais documentos serão necessários para efetuar a inscrição. “Os casais interessados em participar desta edição já podem separar os documentos necessários para consolidar a inscrição. Será necessário apresentar a Carteira de Trabalho ou comprovante de renda dos noivos, comprovante de residência (o casal deve residir em Tupã há dois anos) e Certidão de Nascimento do casal”, explicou.

            Ela acrescentou que se uma das pessoas forem viúvas, deve ser apresentada certidão do casamento e óbito do cônjuge, RG e CPF do casal (ou CNH); data de nascimento dos pais se forem vivos ou data de óbito. Se for divorciado, será necessário apresentar certidão de casamento com averbação do divórcio.

            Patrícia também salientou que a última edição do evento foi emocionante e oficializou a união de 10 casais tupãenses. “O último Casamento Comunitário reuniu cerca de 350 pessoas para contemplar a união de 10 casais tupãenses. Esta é uma iniciativa que contribui para a realização de sonhos e a consolidação de um compromisso valioso”, destacou.

Projeto        

            O projeto “Casamento Comunitário” foi criado pelo vereador pastor Eliézer de Carvalho (atual presidente da Câmara Municipal), por meio da Lei n° 37/2017. O objetivo é proporcionar união aos casais que vivem em situação de hipossuficiência econômica e que sonham em oficializar o relacionamento.

            Conforme a Lei, o “Dia do Casamento Comunitário”, fica instituído do calendário oficial de datas e eventos do município de Tupã, sendo comemorado anualmente no último sábado do mês de maio.

            O projeto contribui com a regularização do estado civil entre pessoas que já vivam maritalmente ou não, além de influenciar a formação da família e garantir sua proteção, bem como ampliar os direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários.

            Durante o processo de realização, o projeto oferece curso de formação, em que os casais recebem orientações sobre diversos temas, incluindo a importância das relações familiares para a formação de seus membros, afetividade e sexualidade, planejamento familiar e a saúde da família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *