Prefeitura e Sabesp mantêm trabalho de higienização dos serviços de saúde

A Prefeitura, em parceria com a Sabesp, mantém os trabalhos de lavagem e higienização nos principais espaços que prestam serviços de saúde. A ação é mais uma das medidas preventivas contra a disseminação do Coronavírus (COVID-19) na cidade.

De acordo com o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Robison Luis, que está coordenando os trabalhos, o objetivo é evitar a contaminação do novo vírus em locais que prestam atendimentos na área da saúde e quem contam com grande circulação de pessoas que fazem parte do chamado grupo de risco da doença.

Ele informou também são os trabalhos de lavagem e higienização estão sendo realizados através de um caminhão pipa com uma solução contendo 25 PPM de hipoclorito de sódio, quantidade suficiente para matar o COVID-19.

A ação está sendo realizada em mais de 40 locais, distribuídos em dois roteiros, que são percorridos alternadamente às segundas, quartas e sextas-feiras (quando necessário). Um dos roteiros inclui o Ambulatório de Especialidades Municipal (AMEM), Cadastro Único, Centro Odontológico Municipal (COM), Farmácia Municipal, Centro de Saúde I – “Dr. Walter Pimentel”, Vigilância Sanitária, Velório Tamoios, Velório Municipal, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Instituto Médico Legal (IML) e Vila Dignidade.

O roteiro inclui ainda as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Formosa e da Vila Abarca, além das Unidades Saúde da Família (USFs), Santa Adélia, Setor B, Jamil Dualibi, Setor A, Sumaré, Marabá, Rubiácea, Cecap e Setor S.

Já o segundo roteiro passa pela Santa Casa, Velório São Vicente, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), USF Independência, Casa da Criança, Casa dos Velhos, Ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Laboratório Municipal, Subgrupo da Diretoria Regional de Saúde (DRS), Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Estacionamento da Frota de Transporte da Secretaria de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Saúde Mental, Posto de Bombeiros, Asilo Assembleia de Deus, Hospital São Francisco e Secretaria Municipal de Saúde.

Além dos dois roteiros, a prefeitura e a Sabesp também realizaram a ação de lavagem e higienização da avenida Tamoios nesta segunda-feira (06/04), a pedido do prefeito Caio Aoqui.

Robison destacou ainda que os serviços estão sendo realizados por uma equipe formada por cinco pessoas, sendo três servidores da Prefeitura e dois da Sabesp. Além dos funcionários a prefeitura oferece os equipamentos de proteção individual (EPIs) para aplicação dos produtos enquanto a Sabesp fornece a água.

“Para não prejudicar o atendimentos nos locais atendidos, os trabalhos sendo iniciados ainda durante a madrugada. Por serem considerados locais que apresentam grande risco de contaminação a ação continuará sendo realizada por tempo indeterminado, até que não haja mais risco de contaminação pelo coronavírus”, afirmou.

O prefeito Caio Aoqui destacou a importância da ação no enfrentamento ao COVID-19 e parabenizou a Sabesp pela parceria. “Essa ação, que está sendo realizada graças à parceria com a Sabesp, é fundamental para ajudar a evitar o risco de contaminação nas pessoas que buscam atendimento de saúde. Esse trabalho é uma forma de proteger ainda mais a população, especialmente o grupo de risco, e manter locais que oferecem atendimento de saúde limpos e higienizados”.

Ele ressaltou também que os trabalhos de lavagem e higienização nos locais que prestam serviços de saúde complementam as medidas adotadas pelo município para evitar a propagação do COVID-19 na cidade.

“Mobilizamos todas as secretarias para que possamos realizar um trabalho integrado contra o coronavírus. Além dos decretos com as medidas preventivas, articulamos parcerias como esta com a Sabesp e também estamos mantendo contato com os hospitais para ampliar o número leitos de isolamento e leitos de UTI com respiradores para garantir o atendimento adequado aos pacientes suspeitos e no caso de confirmação da doença”.

As ações adotadas pela prefeitura até o momento tem se mostrado eficazes. Ao contrário de várias cidades da região, Tupã não conta até o momento com nenhum caso confirmado ou óbito causado pelo COVID-19. A cidade registrou 15 notificações de suspeita da doença, sendo que 7 já foram descartados e 8 aguardam resultado do exame.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *