Premiê japonês coloca em ação plano para aumentar número de trabalhadores estrangeiros no país
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, está colocando em ação um plano que permite a presença de mais trabalhadores estrangeiros no país a partir de abril do próximo ano.
Na terça-feira, ministros concernentes se reuniram pela primeira vez, após a inclusão de um plano de ação na política econômica e fiscal básica do governo visando criar um novo status de residência para trabalhadores estrangeiros.
Durante o encontro, Abe instruiu o Ministério da Justiça para que tome a liderança na formulação de medidas abrangentes. Incluem-se aí a revisão da lei de imigração para estabelecer um novo status de residência, além de outras medidas com o objetivo de facilitar a vida dos estrangeiros no Japão.
O premiê pediu aos ministros que ajam com rapidez nos preparativos, tais como a apresentação de projetos de lei e a seleção de setores favoráveis aos estrangeiros.
Shinzo Abe instruiu os ministros para que considerem estabelecer um novo sistema administrativo para estrangeiros no país. As medidas devem incluir a ampliação da educação em idioma japonês e a prestação de serviços de aconselhamento em línguas estrangeiras.
FONTE : NHK PORTUGUÊS