Transferência de marines de Okinawa para Guam poderá começar em 2025

As Forças Armadas dos Estados Unidos poderão iniciar em 2025 a transferência para a Ilha de Guam, no Oceano Pacífico, de parte dos fuzileiros navais que hoje estão em Okinawa.

Já foi decidida pelos governos japonês e americano a transferência de aproximadamente 9 mil marines e suas famílias da província do sudoeste do Japão para Guam, o Havaí e outros lugares fora do país. A mudança integra planos de reorganização dos militares americanos que atuam no Japão. Os dois governos dizem que a transferência será iniciada na primeira metade da década de 2020.

Segundo fontes bem informadas sobre a questão, o Corpo de Fuzileiros Navais comunicou em fevereiro ao Parlamento de Guam o plano de iniciar a transferência entre janeiro e março de 2025.

As mesmas fontes citam a estimativa de que 5 mil fuzileiros navais, acompanhados de 2.400 familiares, serão transferidos para Guam e que provavelmente a mudança será concluída em cerca de 18 meses.

O Corpo de Fuzileiros Navais declarou à NHK que modifica frequentemente os planos, com base no avanço dos preparativos e em novas informações. Observadores veem a possibilidade de haver atraso na execução dos planos.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *