Um pedido de socorro por trás de um sorriso

Muitos Pastores que se escondem por trás de um sorriso ou não percebem que tendem a criar uma máscara em que estão sempre alegres e sorridentes. Não é sempre assim, e muitas das vezes tristes, desanimados com qualquer coisa, suas atividades por mais simples que sejam não uni. Necessariamente aparentando desânimo ou sofrimento, mas fingindo estar bem para não assumir a responsabilidade de uma alteração na vida Pastoral. Uma pessoa que se irrita facilmente com pequenos motivos e, ao contrário do que se pensa para o quadro, não fica calado e guardando as emoções, mas sim explode em diversas situações e desconta até mesmo em quem não tem nada a ver. Com dificuldade de reagir às situações como normalmente, tem sua sensibilidade também alterada, apresenta-se mais frio e menos cuidadoso consigo mesmo. Sem perceber passa a não corresponder ou nem mesmo identificar palavras e gestos de afeto. Cansado e indisposta, diminui o seu ritmo de trabalho e das atividades que exercia. Faz menos coisas durante o dia, suas tarefas que faziam parte de sua vida, agora não tem valor. Triste, desmotivado desanimado e com dificuldade, cancela os planos de na vida.

Algo está errado? Quem está com depressão não sente prazer nem mesmo nas atividades que mais gosta? Acorda feliz e animado e em outro momento sem vontade de fazer nada e triste. Essa disposição não é comum. O depressivo se culpa por tudo de ruim ou errado que acontece em sua vida, até mesmo na dos outros. A falta de confiança, incertezas, rodeiam a mente, alterada faz com que não ache uma razão para os problemas a não ser ele mesmo. Infelizmente, é comum vivermos imersos em aparências e muitas vezes isolado, querendo se proteger. O sorriso e a vida perfeita muitas vezes escondem uma verdade, o problema familiar, com autoestima é em olhar para frente e se vê. Existe uma dor, todos têm a sua. Às vezes, somos iludidos, e quando nos damos conta do que está acontecendo, pode ter se tornado uma depressão profunda, até ser tarde demais. Para ele é o único caminho. Só assim o que está passando pode vir a se sentir mais aliviado, diminuindo a pressão sobre si mesmo.

Infelizmente esta situação é normal e comum. Nós mesmos tentamos esconder a tristeza, o estresse e as preocupações por trás de um sorriso. No entanto, quando nos escondemos evitamos que nos ajudem, facilitando o acesso ao poço funda sem volta. Tendemos a pensar que não podemos levar uma vida normal, no entanto, esta imagem não é comum e alguns não conseguem se relacionar consigo mesmo, se consome lentamente, até que em algum momento elas desmoronam porque já não suporta o peso que construiu.

O deprimido não escolhe, sorrir e sofrer, mas tenta viver como se não sofresse. No entanto, emoções e sentimentos nunca devem ser ignorados ou ocultos porque isso não os fará desaparecer. Como resultado, a pessoa que finge escapar da depressão, o que está fazendo é alimentando. A longo prazo essa atitude vai custar caro. Na verdade, existem muitos casos de suicídio que pegam amigos e até mesmo familiares completamente desprevenidos.

Por outro lado, tenta esconder a depressão, geralmente está sempre ocupada e leva um ritmo de vida frenético, o que causa grande desgaste. Essa necessidade de sempre se manter ocupado acaba fazendo com que eles se desmoronem emocionalmente, porque não é possível colocar um bom rosto todos os dias em todas as ocasiões. Mais cedo ou mais tarde, a irritabilidade, o cansaço, a tristeza e a tensão encontram um espaço para se destacar.

De repente encontra-se cara a cara com sua realidade e sente que ele está em um beco e sem ninguém para ajudá-la. Por essa razão, pode atentar contra sua vida. Portanto, é importante estar ciente que as emoções negativas não desaparecem por si mesmas, elas devem ser abordadas. Ocultar ou evitar o problema não fará com que ele seja corrigido.

Se você conhece alguém que tenta esconder a depressão por trás de um sorriso, fale com essa pessoa. Não a pressione a falar sobre sua situação porque, dessa forma, ele provavelmente se fecha ainda mais. Mostre sua vulnerabilidade e conte seus problemas. Desta forma, você poderá se conectar emocionalmente e será mais fácil para ela se sentir identificada com suas dificuldades e contar as dela.

Para mais informações:
Correio Eletrônico: ccpsp2018@gmail.com
WhatsApp: 14 988 056 852
Celular: 14 981 003 557

One thought on “Um pedido de socorro por trás de um sorriso

  • 31/07/2019 em 14:52
    Permalink

    Bastante interessante a materia, já vivi com uma pessoa com depressão por um ano e ela tinha os mesmos problemas dito no artigo, falta de produtividade, se culpava por tudo, fingia um sorriso muitas vezes, e por traz só avia a tristeza

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *